terça-feira, 16 de outubro de 2012

Economia da última participação do TO no horário de verão foi de apenas 5,5 Mw contra 58 Mw da Bahia

Na última vez que participou do horário de verão, entre 3 de novembro de 2002 a 16 de fevereiro de 2003, a economia de energia do Tocantins foi estimada em apenas 5,5 megawatts (Mw), ou somente 0,3% do total economizado pelas regiões Sul/Sudeste/Centro-Oeste. A informação consta do site da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).

Apesar de pouco, a economia é o suficiente para ilmuninar uma cidade do porte de Gurupi durante um ano, de acordo com especialista ouvido pelo
CT.

Conforme a Arsesp, a estimativa de redução da demanda no horário de ponta, naquela época, foi de 4% nas regiões Sul/Sudeste/Centro-Oeste, equivalentes a 1,6 mil MW ou à carga de Curitiba (PR).


Na Bahia, que agora pediu para ser excluída do horário de verão, a redução prevista foi de 3,5%, ou 58 MW, em 2002/2003. No Tocantins, que era o único integrante da região Norte e agora pediu para ser incluído, a redução era prevista em 5%, ou 5,5 MW.


O último horário de verão do Estado ocorreu no final do terceiro governo Siqueira Campos (PSDB), de 1999 a 2002. No ano seguinte, já na primeira gestão do ex-governador Marcelo Miranda (PMDB), de 2003 a 2009, o Estado deixou de ser incluído. 

                                                                                      Fonte: http://www.portalct.com.br/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui, sua participação e importante!