terça-feira, 22 de março de 2011

Caos na cidade de Nova Olinda-To

 
  
    A cidade de Nova Olinda, na região norte do estado, sempre foi palco de escândalos políticos e má administração em gestões anteriores. E na atual gestão o que se percebe, segundo as várias denúncias que chegam  á redação do site Araguaina Notícias, é apenas a sucessão de muitas das irregularidades cometidas pelo poder público.
   Em quase dois anos e três meses da nova administração, aparentemente pouca coisa mudou e grande parte do secretariado tem os trabalhos questionados por moradores.  Com isso, o otimismo dos novaolindenses frente a mudanças, vem se enfraquecendo.
   Nessa pequena cidade de pessoas trabalhadoras e hospitaleiras, com aproximadamente 10 mil habitantes, o descaso público é visível. Os moradores demonstram-se envergonhados com o cartão postal da cidade, pois não existe placas de boas vindas e nome para identificação na BR. Dentro da cidade, a situação não é diferente: o asfalto é precário, as ruas são cheias de buracos e lama, o lixo e mato tomam conta dos terrenos baldios, a creche não atende a necessidade das crianças da cidade, conforme notificação do ministério público, dentre outros.
   Mas um dos fatos  que tem chamado a atenção é a situação da única  praça existente na cidade, que é coberta de uma grande quantidade de lixo, mato, caco de vidro, calçamento e bancos quebrados, além de poças de lama na entrada e dentro da praça. Até um cupim existe no meio da vegetação. Se durante o dia a praça é pouco convidativa, a noite se torna quase impossível as famílias freqüentarem o local, pois a mesma não tem uma iluminação adequada facilitando a presença de vândalos que degradam o patrimônio público.
   Outro fato indignante são as motos e bicicletas que circulam livremente em grande velocidade pelo meio da praça, colocando em risco a segurança dos pedestres.
   A equipe do site Araguaína Notícias esteve em Nova Olinda e conversou com moradores que se mostraram indignados com a situação da cidade, e em especial da praça.
Segundo o novaolidense Sebastião Almeida, que fez questão de se identificar, ao contrário da maioria dos moradores que tem medo de denunciar e cobrar seus direitos por temer perseguição política, “a situação da cidade é revoltante, já era tempo de ter melhorado, mas pouca coisa mudou, e o que o poder público faz é virar as costas para gente que o apoiou, nos enganamos mais uma vez, se eles não resolvem vamos esperar de onde?”, desabafa.


   Para Sebastião, “praça é um lugar para vir com a família, relaxar, fazer hora, conversar com os amigos, mas até esse direito nos é negado, a praça vira palco para malandro fazer o que não deve e quebrar todos os bancos, pois não  tem guarda  e  nem iluminação”, diz  indignado.
   O morador relatou ao site que não só a praça se encontra em situação precária, mas que a saúde também está crítica , “ fiquei doente e na farmácia do Posto de Saúde não tinha remédio, procurei a Assistência Social, mas nada foi resolvido, apelei para a prefeita que simplesmente negou a ajuda”.
    De acordo com Sebastião, a dificuldade para receber um atendimento médico na cidade é imensa, pois das 20 fichas que eram distribuídas por dia no Posto de Saúde, agora são apenas 7, o que não atende a demanda. “ Se a pessoa não está passando bem, precisa de um atendimento rápido, mas não tem, as atendentes não tem o mínimo de educação e não nos atende bem, e jogam a consulta para a outra semana, correndo o risco da pessoa nem existir mais.”
   A investigação do site constatou através de ligação telefônica, a informação passada pelo morador. Segundo a atendente, apenas 14 vagas são oferecidas por dia no posto, 7 de manhã e 7 no período da tarde. No dia 15, não hauve atendimento, pois o médico estava em visita domiciliar e  no dia16, não  teve atendimento, pois é folga do profissional, o único prestando atendimento no posto. Para quem precisar de atendimento somente quinta-feira, será distribuído fichas. A atendente não deu previsão de quando chega outro médico.
    A equipe do Araguaína Notícias tentou contato via telefone, na manhã do dia 15, com o Secretário de Obras, Deusdete, mas a atendente da Prefeitura informou que o mesmo estava em serviço na zona rural.  José Ferreira, responsável pela pasta da Saúde, também foi procurado pelo site, mas segundo a telefonista, o Secretário estaria em viagem á Palmas.
   Você que leu esta notícia, comente, dê sua opinião sobre a cituação precária da nossa cidade, e da má administração. O seu comentário pode nos ajudar, a melhorar a imagem da nossa cidade.




fonte:http://araguainanoticias.com.br/

Um comentário:

  1. Fui morador de Nova Olinda por muitos anos sai daí em 05 de fevereiro de 1991, confeso que de lá para cá nada mudou, literalmente nada mudou... Tenho pouco amigos, pois a maioria sairem tbm... Sempre q passo ai na BR olh para esse cidadezinha, abandonada! Fico triste pois sei que dificilmente será mudada alguma coisa, a não ser é claro se a população de fato se revoltar e cobrar efetivamente, caso contrário será disso para pior.

    ResponderExcluir

Comente aqui, sua participação e importante!